É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação (Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991).

O Centro de Memória "Profa. Maria Helena Siqueira", da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - CEMEFEF/UnB, criado em 8 de setembro de 2021, é um espaço institucional de reflexão, preservação e divulgação da memória e da história da Educação Física na Universidade de Brasília. Tem a finalidade de, ativamente, selecionar, organizar, custodiar, preservar e divulgar documentos e materiais a respeito da história e memória da Educação Física na UnB, visando apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes, servidores e estudantes vinculados à própria UnB, bem como pesquisadores em geral.

A classificação, descrição e interpretação dos materiais do acervo possibilitou, preliminarmente, a produção de uma linha do tempo com os principais acontecimentos que marcaram o período que antecedeu a criação da Faculdade de Educação Física, a partir da década de 1960 até 1997. Além disso, foram identificados professores, estudantes e servidores técnico-administrativos que atuaram nos primeiros anos, considerados, portanto, pioneiros, fortalecendo o compromisso da instituição e sua responsabilidade social e histórica.

Ao registrar a história da Faculdade de Educação Física, preservamos a memória de seus pioneiros e reforçamos a identidade da instituição, dando mais sentido e credibilidade à sua história, além de produzir registros de acontecimentos passados, permitindo seu acesso no futuro.

O processo de implantação do CEMEFEF/UnB teve início em 2018, por meio de entrevistas com pioneiros, seguindo-se de doação de documentos, livros, fotografias e objetos. Posteriormente, agregaram-se materiais do arquivo institucional da UnB e da própria FEF. Disponibilizamos, virtualmente, uma parcela significativa do nosso acervo, para que todos possam conhecer a história da educação física, esporte e lazer na UnB.

Sejam bem-vindos!

Ingrid Dittrich Wiggers
Alessandra Pessoa Coimbra

Brasília, 8 de setembro de 2021

Fotografias do processamento do Acervo

Fotografias do processamento do acervo do CEMEFEF/UnB, por Alessandra P. Coimbra, em 2021.