Lançamento de livro

Gostaríamos de anunciar com satisfação o lançamento do livro intitulado "Aos mestres, com carinho: história e memória da educação física na Universidade de Brasília", publicado pela Editora da Universidade de Brasília, por meio do Edital UnB 60 Anos.

O livro foi organizado pelas professoras Alessandra Coimbra, Dulce de Almeida e Ingrid Wiggers. Representa uma obra inédita pelo seu conteúdo, pois reúne entrevistas com dez dos professores pioneiros da Faculdade de Educação Física. São eles:

Renato Garcia Nóbrega
William Passos
Antônio Carlos Balthazar
Osmar Riehl
Maria Rute Cavalcanti
Solange de Cássia Elias Passos
Alcir Braga Sanches
Maria Helena Siqueira
Mário Ribeiro Cantarino
Iran Junqueira de Castro

As primeiras entrevistas foram realizadas em 2005, pelo então estudante de iniciação científica Fábio de Assis Gaspar, sob a orientação da Profa. Dulce Filgueira de Almeida. Fábio também veio a colaborar como co-autor do livro.

Dando continuidade a essa iniciativa, outras entrevistas foram feitas em 2018 e 2019, com a participação dos professores Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende, Luiz César dos Santos, Jake Carvalho do Carmo e Aldo Antônio de Azevedo. Essas entrevistas compõem o projeto de pós-doutorado de Alessandra Pessoa Coimbra, sob a supervisão da Profa. Ingrid Dittrich Wiggers.

O título do livro foi inspirado nas homenagens prestadas aos pioneiros, por professores da FEF na ativa e também por familiares, que contribuíram significativamente para esta produção.

Consideramos oportuno que os ensinamentos dos professores pioneiros sejam destacados no contexto das celebrações dos 50 anos do Curso de Graduação em Educação Física e dos 25 anos de criação da Faculdade de Educação Física.

O download do livro pode ser realizado no Portal de Livros da UnB

Agradecimentos: Editora da UnB, PPGEF-UnB, CAPES-PNPD, CNPq.

Brasília, 12 de dezembro de 2022