O Centro de Memória da Educação Física da Universidade de Brasília - CEMEFEF/UnB é um espaço institucional de reflexão, preservação e divulgação da memória e da história da Educação Física na Universidade de Brasília, vinculado administrativamente à direção da Faculdade de Educação Física. Tem a finalidade de, ativamente, selecionar, organizar, custodiar, preservar e divulgar documentos e materiais a respeito da história e memória da Educação Física na UnB, visando apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes, servidores e estudantes vinculados à própria UnB, bem como pesquisadores em geral.

O acervo do CEMEFEF/UnB é composto por documentos iconográficos, textuais, cartográficos, audiovisuais, sonoros, micrográficos, digitais, dentre outros relativos à história da educação física, esporte e lazer da Universidade de Brasília. As propostas de doação serão avaliadas periodicamente por uma comissão interna, que poderão ser realizadas por pessoa física ou jurídica que atendam aos critérios estabelecidos no Regimento Interno e Termos de Doação do CEMEFEF/UnB.

Como posso doar?

A proposta de intenção de doação formal, com a descrição do material a ser doado e informações sobre a procedência deverá ser encaminhada por e-mail em formulário próprio (hiperlink “clique aqui”) que é fornecido pelo CEMEFEF/UnB para a abertura do processo de doação, caso a doação se concretize, é imprescindível o preenchimento do Termo de Doação e Autorização de uso de nome, imagem e voz, se for o caso.

Caso a proposta seja aprovada, a avaliação é realizada presencialmente (ou virtual, em casos específicos) em local combinado previamente entre o doador e a equipe técnica. Em um primeiro momento, os materiais recebidos passarão pelo processo de organização e triagem, no qual será feita a seleção do material a ser utilizado e o que não se adequa à proposta do Centro de Memória. Após a avaliação, o doador é notificado sobre a avaliação técnica do estado de conservação do material oferecido. Todos os documentos serão verificados, no entanto, a equipe do CEMEFEF/UnB se reserva o direito de publicar no site apenas o que julgar adequado.

O doador deverá assinar o Termo de Doação, concordando em transferir todos os direitos sobre os materiais doados, conforme relação anexada ao termo. Os ítens deverão ser doados, incondicionalmente, ao Centro de Memória da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, por livre e espontânea vontade e sem quaisquer restrições quanto a efeitos patrimoniais e financeiros, bem como a plena propriedade dos ítens doados nas condições em que se encontram.

Após avaliação técnica do material, ficará autorizado o Centro de Memória da Faculdade de Educação Física, a incorporar a seu acervo, utilizar e divulgar o material doado, para fins científicos, acadêmicos e culturais, bem como disponibilizar o acervo no site do CEMEFEF/UnB e Arquivo Central da Universidade de Brasília.

Formulário - Termo de doação de acervo

Formulário - Termo de autorização de uso de nome, voz, e imagem

Registro da primeira doação ao CEMEFEF/UnB, do acervo pessoal do Prof. Osmar Riehl - Fotografia de Ingrid D. Wiggers, 2018.

Registro da primeira doação ao CEMEFEF/UnB, do acervo pessoal do Prof. Osmar Riehl. Fotografia de Ingrid D. Wiggers, 2018