Professor Iran Junqueira de Castro
 

Prof. Iran Junqueira de Castro

Admissão em 31/01/1974


"Eu acredito que eu devo tudo à Universidade de Brasília e também à área de Educação Física, ao então departamento e hoje Faculdade de Educação Física, ou seja, eu cheguei aqui muito inexperiente e a Universidade de Brasília me possibilitou refletir uma série de aspectos importantes não só na educação física, mas em uma formação de ser humano. Devo tudo à Universidade de Brasília, que me possibilitou não só o desenvolvimento cultural, profissional, mas também humano. A UnB me favoreceu não só a possibilidade de ter um emprego relativamente permanente, mas também a possibilidade de avançar, então eu comecei com a graduação, fiz especialização, fiz o mestrado graças à UnB, fiz o doutorado graças à UnB e fiz um pós-doutoramento recentemente em Portugal graças à universidade. Então devo muito a essa instituição. Ela não é física, ela não é anônima, a UnB eu vejo como uma instituição formada por seres humanos e, como seres humanos, eu percebi que ela tem não só na educação física, mas em todas as áreas do conhecimento pessoas invejáveis em termos de dimensão cultural, humana, científica e por aí a fora." (Trechos da entrevista concedida em 02/07/2019 ao CEMEFEF/UnB).

 

Homenagem ao Professor Iran Junqueira de Castro

 

Alessandra Pessoa Coimbra

 

Iran Junqueira de Castro, filho do professor de Educação Física Chrysogono Paulo de Castro e da professora e pedagoga Maria Ignês Junqueira de Castro, seguiu a carreira do pai, assim como outros quatro irmãos do total de sete filhos do casal. Licenciou-se em Educação Física pela Universidade de São Paulo (SP), instituição em que também concluiu o mestrado. Obteve o título de doutor em Ciências do Exercício pela The University of Iowa e de especialista em Basquetebol, Natação, Metodologia do Treinamento e Fundamentos Científicos de Educação Física. Foi o primeiro a receber o título de Professor Emérito da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) e, atualmente, é o único professor pioneiro do curso de Educação Física ainda na ativa. 

 

A vida acadêmica do Prof. Iran Junqueira de Castro funde-se com a própria história do curso de Educação Física. É professor titular da UnB desde 31 de janeiro de 1974, ano em que foi criado o Departamento de Educação Física, que funcionou por 23 anos sob responsabilidade da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), até ser extinto com a criação da Faculdade de Educação Física (FEF) em 21 de janeiro 1997. Participou ativamente da criação da FEF e atuou intensamente nos primeiros anos de funcionamento do curso. Foi diretor por 10 anos, participou da criação do curso de pós-graduação e ainda protagonizou o lançamento do curso à distância de licenciatura em Educação Física, no qual exerceu as funções de coordenador, por 11 anos, e de diretor de ensino de graduação à distância do Decanato de Ensino de Graduação da UnB, de 2014 a 2016.  

 

Conheci o Prof. Iran no final de 2005, em uma visita sua à minha faculdade como membro de uma comissão de reconhecimento de cursos de graduação em Educação Física. A pedido do coordenador do curso, às vésperas da colação de grau, apresentei meu trabalho de conclusão de curso ao Prof. Iran para que ele conhecesse a forma e a estrutura de orientação da tão temida monografia. À época, eu já era professora concursada da Secretaria de Educação há 10 anos e era contratada da rede privada de ensino há 5 anos, porém sem formação específica na área de Educação Física. Eu estava muito feliz com a conclusão do curso, e a ideia inicial era seguir nos dois empregos até a aposentadoria, como a grande maioria dos professores do interior. Ao analisar a monografia, o Prof. Iran elogiou o meu trabalho e sugeriu que eu o transformasse em um projeto de mestrado e prosseguisse com meus estudos. Até então uma ideia muito distante, inspirada pelas palavras encorajadoras do Prof. Iran, passei a sonhar com o mestrado na FEF, mesmo sabendo que seria um anseio muito difícil para uma professora graduada aos 30 anos, mãe de duas crianças pequenas, com dupla jornada de trabalho. No entanto, não me perdoaria se não tentasse.

 

Diante dessa nova perspectiva, me matriculei como aluna especial do mestrado da FEF-UnB para conhecer a realidade de uma Universidade Federal e, no semestre seguinte, participei da seleção do mestrado e fui aprovada. Logo no início do curso, fui convidada para ser tutora no curso de graduação à distância. Além do auxílio financeiro que me ajudou a custear as frequentes viagens entre Minas Gerais e o Distrito Federal em busca do título de Mestre em Educação Física, a tutoria me deu a oportunidade de aprender o funcionamento de um curso de EDF na modalidade à distância diretamente com Prof. Iran, meu coordenador. Desde então, não parei mais. Atuei como tutora e supervisora e realizei diversas parcerias de trabalho no ensino à distância com o Prof. Iran. Concluí o mestrado e voltei para a minha cidade, ainda como tutora, onde me tornei docente e coordenadora do curso da faculdade em que me formei. Em menos de dois anos, retornei à UnB determinada a obter o título de doutora. Como o curso ainda estava em construção na FEF, ingressei como aluna especial na Faculdade de Educação (FE) e, posteriormente, fui aprovada no curso de doutorado, mudando-me definitivamente para Brasília com meus filhos, que estavam se preparando para o ensino médio e para o vestibular. 

 

Assim que soube que eu estava no doutorado em Brasília, o Prof. Iran me convidou para assessorá-lo na Diretoria de Graduação à Distância da UnB, época em que passamos a cuidar dos projetos e da avaliação de todos os cursos de graduação na modalidade à distância. Os inúmeros desafios e responsabilidades confiados a mim foram todos superados com o apoio inestimável do Prof. Iran, meu colega de trabalho e agora grande amigo. Ao término desse trabalho, ainda durante o doutorado, fui coordenadora pedagógica da Educação Física à distância na FEF em parceria com o Prof. Iran, coordenador do curso. Após a conclusão do doutorado, dei início ao pós-doutorado com a proposta de delinear a trajetória histórica da FEF nos primeiros anos de sua implantação e funcionamento na UnB. Com esse projeto, mais uma vez, o destino me colocou em contato com Prof. Iran Junqueira de Castro.  Hoje, meu sentimento é de gratidão por todos que me incentivaram nessa jornada acadêmica, em especial por esse professor pioneiro que, desde o primeiro contato, fez-me acreditar que eu era capaz. Um grande amigo que a academia me deu, sempre muito gentil, cujos principais atributos são a generosidade e o companheirismo e que, acredite, ainda consegue tempo para ser atleta da seleção brasileira master de basquete. Um campeão! Professor emérito, respeitado e admirado por todos. Um educador que sempre oferece palavras de carinho e elogios quando encontra seus colegas.

 

Fiz esse breve relato para agradecer ao Prof. Iran, para demonstrar a força que a palavra de um(a) professor(a) pode ter na vida de um(a) estudante e, principalmente, para ressaltar as consequências de você acreditar (ou não) no que ele(a) lhe diz. Não interessa a idade ou nível de formação do(a) estudante. Se o(a) professor(a) acreditar que você é capaz, confie e vá à luta. Por mais difícil que possa ser a jornada, você vencerá. Esse aprendizado eu levarei para o resto da minha vida e, por isso, eu aconselho: sempre que um(a) estudante te procurar, dê a devida atenção a ele(a) e pense com cuidado antes de falar, porque ele pode acreditar em você.  Por fim, gostaria de relatar que, por estar à frente desse trabalho de histórias e memórias como pesquisadora e não como entrevistadora, eu não seria a pessoa escolhida para essa tarefa histórica de entrevistar o Prof. Iran. No entanto, o destino quis que eu ficasse mais uma vez, frente a frente com esse pioneiro, para que eu pudesse registrar aqui sua importância na minha formação profissional e na de tantos outros universitários que, assim como eu, acreditam na Educação e na Educação Física. Com muita admiração e gratidão, tive a honra de entrevistar o Prof. Iran Junqueira de Castro, com quem aprendi a olhar nos olhos ao falar, e a agir sempre com intencionalidade na vida pessoal e profissional. Afinal, nossas palavras, gestos e atitudes podem mudar vidas.