Prof. Renato Garcia Nóbrega

(in memoriam)
 

Prof. Renato Garcia Nóbrega

Admissão em 01/09/1969
Aposentadoria em 03/09/1992

"Em 1966 a Universidade de Brasília não entendia a Educação Física ainda como se fosse uma disciplina curricular. Nós não fomos contratados como professores da universidade, fomos contratados como técnicos desportivos. Depois, nós passamos para orientadores desportivos. Nós tivemos uma luta com a administração da universidade por muitos anos até que eles admitiram que nossa atividade era uma atividade docente da universidade. No princípio, nós tínhamos o Decano de Assuntos Comunitários, o Superintendente da Universidade, o Reitor, eram todos militares, porque era época do governo militar e eles entendiam a Educação Física como se nós fôssemos monitores. ‘Não é professor, é monitor’. Talvez, a ideia deles fosse o sargentão." (Trechos da entrevista concedida no 1º/2005 ao Prof. Fábio de Assis).

 

Homenagem ao Professor Renato Garcia Nóbrega

 

Paulo Henrique Azevêdo

 

O Prof. Renato Garcia Nóbrega foi um dos pioneiros da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB), ao lado do Prof. William Passos, tendo chegado à UnB em 1969, bem antes da criação do curso de Educação Física. 

 

Mérito acadêmico

Academicamente, realizou um feito notável, que foi o de introduzir disciplinas sobre gestão do esporte no currículo de graduação em Educação Física, em um momento em que esse conteúdo ainda não havia se consolidado na América do Norte e, tampouco, na Europa. A disciplina Fundamento da Administração no Desporto (FAD) possibilitava o acesso às bases teóricas da administração e da gestão do esporte, enquanto a disciplina Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer (POEDL) conduzia os discentes à aplicação dos conhecimentos anteriormente obtidos, planejando e realizando eventos relacionados ao ambiente esportivo. Foram disciplinas de uma área ainda em desenvolvimento, criadas em plena década de 1980, antecipando o que viria a ser uma tendência mundial. Tornou-se, assim, um dos precursores desse movimento no Brasil.

 

Hoje, sabemos a relevância da gestão qualificada para o desenvolvimento do esporte em qualquer nível, mas isso colocado em um curso de Educação Física há mais de 40 anos é realmente típico de um profissional estudioso e que entendia o impacto que ocorreria na formação dos alunos em nosso campo de atuação. O impacto foi tão grande que nos permitiu, atualmente, ter um dos currículos de Educação Física mais abrangentes na área de gestão do esporte no Brasil, podendo ser citadas as disciplinas Administração em Educação Física; Gestão de Eventos em Educação Física, Saúde e Lazer; Marketing Esportivo; Direito Esportivo; Gestão Estratégica de Instalações Esportivas e de Lazer; Projeto de Extensão em Educação Física – Gestão do Esporte; e Projeto de Pesquisa em Educação Física – Gestão do Esporte. Tudo iniciado com o trabalho do Prof. Renato Garcia Nóbrega.

 

Seguindo as suas convicções acadêmicas, publicou, pela editora da UnB, dois livros que são, até hoje, referência na área da gestão do esporte: Organização de Eventos Esportivos nº 01 – Sistemas de Disputas, em 1991, e Organização de Eventos Esportivos nº 02 – Linguagem Esportiva, Estrutura e Normas de Redação de Regulamentos, em 1992.

 

Utilizei e ainda utilizo, demasiadamente, essas obras em quase todas as atividades que desenvolvo. O livro que lancei em maio de 2021, Gestão Estratégica de Eventos Esportivos, Técnico-científicos e de Lazer, traz uma singela homenagem ao Prof. Renato Garcia Nóbrega. No capítulo Glossário, expresso a minha gratidão por tudo que o professor fez para o desenvolvimento da gestão do esporte.

 

Na área administrativa da FEF, o Prof. Renato foi chefe do então Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB, em duas oportunidades. A primeira vez, de 1985 a 1987, e a segunda vez, de 1989 a 1990.

 

Profissionalismo até após sua aposentadoria

 

Em 1994, fiz o concurso para docente da FEF, na área de Administração Esportiva, para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do Prof. Renato Nóbrega. Fui aprovado e classificado e o conheci numa situação em que ficou demonstrado o espírito altruísta elevado que ele possuía, justamente no momento em que entrei em exercício e me apresentava para um novo e complexo desafio, que seria o de prosseguir o excelente trabalho que o meu antecessor havia realizado. Estava no segundo dia de trabalho, quando recebi uma ligação telefônica do Prof. Renato Nóbrega, que se ofereceu para passar uma semana comigo e me apresentar todas as informações disponíveis e me entregar o material produzido em sua vida acadêmica. Esse foi um dos momentos de mais amplo aprendizado que tive e que me deixou muito mais preparado para iniciar a vida docente na UnB.

 

O Prof. Renato criou vários programas e projetos na área de administração e gestão na Educação Física, tornando-se referência no Distrito Federal, no Brasil e em outros países. Também realizou um brilhante trabalho com a modalidade Handebol, na qual foi professor e técnico de várias equipes e seleções estaduais. 

 

Prof. Renato Garcia Nóbrega e sua família

Nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 22 de fevereiro de 1932. Foi casado por 59 anos com a Sra. Neuza Habib Nóbrega, com a qual teve três filhos, Renato Nóbrega Filho, Roberto Nóbrega e Ricardo Nóbrega, que lhe presentearam com sete netos. Viveu intensamente até o dia 7 de janeiro de 2018, próximo à comemoração de 86 anos de vida. 

 

Agradecimento eterno

 

Quaisquer palavras não seriam suficientes para expressar a importância do Prof. Renato Garcia Nóbrega para a Educação Física e para a gestão do esporte. Cabe-me prestar homenagem, que deveria ter sido realizada em vida, destacando tudo o que ele representou e sua vida acadêmica exemplar em prol do nosso campo de atuação. 

 

Contei com informações e imagens cedidas pelo Prof. Dr. Roberto Nóbrega, também professor de Educação Física e filho do Prof. Renato Garcia Nóbrega.

 

Homenagem ao Professor Renato Garcia Nóbrega 

Roberto Garcia Nóbrega


Renato Garcia Nóbrega, professor de educação física, nascido no Rio de Janeiro/RJ, em 22 de fevereiro de 1932, viveu intensamente até o dia 7 de janeiro de 2018, próximo à comemoração de 86 anos. Nos seus 85 anos de vida, mais precisamente 31.345 dias, 752.280 horas, foi casado com minha mãe, Neuza Habib Nóbrega, durante 59 anos. Tiveram três filhos: Renato Nóbrega filho, nascido em 30 de maio de 1960; Roberto Nóbrega, nascido em 29 de junho de 1961; e Ricardo Nóbrega, nascido em 15 de janeiro de 1969. Foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 30 anos. 

 

Criou vários programas e projetos na área de administração e gestão na Educação Física, tornando-se, com isso, uma das grandes referências e autoridades reconhecida em Brasília, no Brasil e em outros países, sem que se possa dimensionar. Participou também, como professor e técnico, de várias equipes e seleções estaduais de Handebol. 

 

Diante de tudo isso, não há palavras suficientes para que eu possa descrever a importância que meu pai teve para mim, para minha família, para a profissão, para muitos profissionais da Educação Física, além da poderosa influência que ele exerceu em minha vida, na da minha mãe e dos meus irmãos, sempre de forma muita positiva. Chegou também a influenciar as próximas gerações, começando por seus sete netos, que o admiram e sempre tiveram muito orgulho do vovô. 

 

Um pai presente, uma luz que guia o peregrino durante sua longa jornada. Ajudava a escolher o melhor caminho, a oferecer o conforto e calor, dava abrigo e segurança nos momentos mais difíceis da vida, por ser a luz presente em minha vida. Um pai de verdade, com um coração tão preenchido de ternura e carinho, que o tornou realmente uma verdadeira obra de arte, inigualável em cuidado e parceria. 


Muito obrigado por tudo, meu pai! Do seu filho, Roberto Nóbrega.