Professora Maria Helena Siqueira

(in memoriam)
 

Prof.ª Maria Helena Siqueira

Admissão em 19/02/1974
Aposentadoria em 12/03/1991

"A minha época foi terrível. Primeiro, eu não tinha nem talvez perfil para ser chefe de departamento e nem desejo. Foi muito tumultuado, porque foi a época do final da ditadura e eu já tinha dentro de mim umas posições um pouco diferentes, mas os meus colegas estavam comungando com essas posições e a gente tomou uma posição diferente. Não é que eu tenha liderado, era a vontade da maioria, e eu tive coragem de me posicionar como representante deles. Eu só fui aprender um pouco de política, entender o quanto a política influencia nosso dia a dia, dentro da UnB. Eu não tinha essa formação, fui formada para me casar, ter filhos, fui uma das primeiras mulheres da família a estudar, trabalhar, tudo dentro daquela época em que as mulheres começaram a mudar de posição, fui dessa época. Fui muito criticada e espero que tenha valido à pena. Eu mesma não pude fazer mestrado, porque eu tinha uma situação de vida muito difícil, era o meu sonho profissional, e acredito que era o sonho de todos nós, evoluir..." (Trechos da entrevista concedida no 1º/2005 ao Prof. Fábio de Assis).

 

Homenagem à Professora Maria Helena Siqueira

 

Ingrid Dittrich Wiggers e

Alessandra Pessoa Coimbra

 

Maria Helena, filha de Eduardo José de Siqueira e de Antônia Cabral de Siqueira e mãe de Luana Siqueira Reis e de Ivan Siqueira Reis, nasceu em 23 de dezembro de 1943, em Corumbaíba, cidade do interior de Goiás. Estudou o primário no Ginásio Imaculada Conceição de Tupaciguara/MG (de 1951 a 1954) e no São José em Goiânia/GO (de 1955 a 1958). Formou-se em técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica 5 de Julho em Goiânia/GO (de 1959 a 1961), e graduou-se em Licenciatura em Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás, Eseffego/GO (de 1963 a 1965). Especializou-se em Técnica Desportiva e Treinamento em Voleibol, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1971, e em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com auxílio da Capes, em 1975.

 

Como atleta de Voleibol, nos anos 1960 e 1970, participou do XIX Jogos Universitários Brasileiros, em Salvador/BA, em 1968, e do XXI Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília/DF, em 1970, atividade que desempenhou com muita garra, determinação e sucesso. Como técnica de Voleibol, presidiu a Comissão Organizadora do II Jogos Universitários Brasileiros de Estudantes de Educação Física (Jubeef), em 1966, 1969 e 1972. Já no Distrito Federal, a Prof.ª Maria Helena foi juíza de atletismo e de natação durante o XII Jogos Estudantis do Distrito Federal, em 1972; participou da eliminatória da Corrida de São Silvestre pelo Defer/DF, em 1973; atuou como juíza da competição de ginástica rítmica desportiva no XVI Jogos Estudantis do Distrito Federal, em 1976; e participou do torneio de Voleibol em comemoração ao aniversário de Brasília, em 1977. Maria Helena foi aprovada em primeiro lugar no concurso público da Fundação Educacional do Distrito Federal, em que lecionou de 1972 a 1974, até ingressar na UnB em 1974, no primeiro concurso público para docente da Educação Física.

 

A Prof.ª Maria Helena atuou na UnB ao longo de 17 anos. Considerando sua trajetória como atleta, era responsável pela disciplina Voleibol, tendo contribuído decisivamente para a prática dessa modalidade no âmbito da formação de professores e técnicos, bem como em competições esportivas. Sua figura repercutia a elegância das atletas femininas de vôlei. Sobretudo, era admirada pela organização e pela busca pelos limites da perfeição no ensino, na pesquisa e nas diversas atividades de extensão que participou como professora e coordenadora.

 

No Departamento de Educação Física da UnB, Maria Helena foi a primeira mulher a ocupar a chefia (de 1983 a 1985), o que representou uma experiência marcante em sua carreira, somando-se às outras atividades de gestão assumidas anteriormente, como, por exemplo, a chefia da Seção de Recreação da Divisão de Educação Física do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação do Defer/DF, em 1972, e a coordenação do Centro Estadual do Programa de Apoio aos Profissionais da Saúde (Paps), em Brasília/DF, em 1988. Aposentou-se em 1995 para cuidar dos filhos. “Foi assim, uma história...”, como bem encerrou sua entrevista, em 2005.